As
Revoluções Burguesas
História Geral –
Professor José Newton
Questão 01)
Entre os séculos XVII e XIX, a Europa foi sacudida por uma série de
revoluções sociais que resultaram na constituição do sistema político liberal e
democrático. Entre elas destacaram-se as revoluções inglesa de 1688 e francesa
de 1789.
Indique um princípio de natureza econômica e
outro de natureza política presentes nessas duas revoluções.
Questão 02)
A renovação do conheciemnto que construímos sobre o mundo e a vida muito
depende de nossa capacidade de interpretar. O Renascimento foi significativo
para mudanças nas formas de sentir e pensar a sociedade em que vivemos e o
mundo que nos acolhe. Um dos seus pensadores mais famosos, Copérnico, ganhou
destaque ao:
00. duvidar do
sistema de interpretação religiosa do mundo, sendo punido pelos padres da
Igreja Católica.
01. conceber uma
forma diferente de funcionamento do sistema solar, contrariando as idéias de
Ptolomeu.
02. consolidar as
visões aristotélicas do universo, das quais foi um atualizador destacado.
03. trazer novos
princípios para o campo da biologia, negando a existência da alma e do paraíso
de Adão e Eva.
04. adotar
teorias vindas das teses idealistas de santo Agostinho, reiterando a
consagração do pecado original.
Questão 03)
O rei é
vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar
o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia
do Parlamento somam-se para impedir essa saída “moderada”; o rei foge do
cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela
segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente
radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a Câmara dos
Lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento
solene sem precedentes, proclamada a República; mas essas bandeiras radicais
são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de
seu conteúdo social.
RENATO
JANINE RIBEIRO
In: HILL, Christopher. O
mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante
a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Companhia
das Letras, 1987.
O texto faz
menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a
Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra
viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell.
Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro
Ato de Navegação.
Explique a
importância do Ato de Navegação para a economia inglesa e aponte duas ações
políticas da República Puritana.
Questão 04)
Entre 1649 e
1660, com a morte do rei Carlos I, a Inglaterra passou por uma experiência
republicana. Seu líder foi o puritano Oliver Cromwell, que governou com poderes
quase absolutos. Esse episódio da história inglesa significou
a) o início da hegemonia do
Parlamento, que submeteu a autoridade real por meio da chamada Revolução
Gloriosa.
b) um fator de tensão entre
Carlos II, simpático ao catolicismo, e o Parlamento, majoritariamente
anglicano.
c) uma vitória da burguesia,
que estava se fortalecendo política e economicamente naquele período.
d) o estabelecimento da máxima
parlamentarista de que o “rei reina, mas não governa”.
Questão 05)
No período de 1649 a 1660, desenvolveu-se na Inglaterra o regime
republicano. Em 1651 Cromwel procedeu à unificação da Inglaterra, Irlanda e
Escócia, tornando-se lorde protetor da comunidade britânica. Ainda em 1651, o
Parlamento votou os Atos de Navegação, segundo os quais:
a) os
dirigentes britânicos buscavam monopolizar o comércio e a navegação nos
chamados sete mares, afetando diretamente a Holanda, detentora até então de
enorme poder naval.
b) os
dirigentes ingleses determinaram que o transporte de quaisquer produtos de
origem colonial, assim como das espécies monetárias, seria realizado por navios
de países europeus.
c) a
Inglaterra declarava guerra à Holanda, uma vez que esta, buscando assegurar o
poder naval, aprovou a legislação mercantil que criou as Companhias de
Comércio.
d) produtos
como açúcar, tabaco, algodão, madeiras tintoriais, produzidos ou fabricados em
colônias inglesas da América, da África ou da Ásia seriam livremente
exportados, desde que em navios não-holandeses.
e) ficou
determinada a quebra do monopólio inglês sobre a navegação comercial mercantil,
viabilizando a participação dos demais produtores e respectivas colônias, no
transporte marítimo comercial.
Questão 06)
As idéias
expressas nos excertos abaixo vieram a público na Inglaterra do século XVII,
formuladas num documento fundamental da história do direito e do pensamento
político; após lê-las e analisá-las atenciosamente, responda aos subitens da
Questão.
"Quando
um cidadão inglês é preso, deve ele, nas vinte e quatro horas seguintes, receber
a notificação escrita do delito que lhe é imputado.
À exceção dos
atos de alta traição ou de delitos excepcionalmente graves, qualquer pessoa
presa pode obter sua liberdade provisória, através de fiança.
[...]
Todo oficial
de justiça, magistrado ou carcereiro, que violar de qualquer maneira o
"Habeas Corpus" deverá pagar 500 libras de
indenização à parte lesada."
("Bill do Habeas Corpus" - 1679, in Mosca, Gaetano,
"História das doutrinas políticas")
B.a) Quais os fatos
mais marcantes da vida social e política na Inglaterra no período em que tal
documento foi elaborado?(4)
B.b) Depois da
Guerra Civil (1646-1650), em que o rei Carlos I foi executado, como podemos
caracterizar politicamente o período de governo do partido puritano de Oliver
Cromwell e as suas relações com o Parlamento e a burguesia comercial? (5)
B.c) Explique o que foi a chamada
Revolução Gloriosa de 1689 e qual o seu significado para o poder dos reis, para
o Parlamento e para as leis — como a do "Habeas Corpus" — que
estabeleciam garantias individuais na Inglaterra. (6)
Questão
07)
A chamada Revolução Gloriosa
estabeleceu uma nova realidade política na Inglaterra. Em 1689, Guilherme de
Orange foi declarado rei pelo Parlamento. É correto afirmar que esse movimento:
a) consolidou a identidade nacional inglesa e marcou o
apogeu do absolutismo.
b) destituiu Oliver Cromwell, colocando fim à Revolução
Puritana e ao período de tolerância religiosa.
c) estabeleceu os Atos de Navegação, que decretavam que as
mercadorias só poderiam entrar em portos nacionais em navios ingleses ou de
seus países de origem.
d) instituiu a Monarquia Parlamentar, consolidando os
direitos do Parlamento inglês por meio da Carta de Direitos (Bill of Rights).
e) limitou a atuação do rei por meio da Magna Carta, que determinava
que nenhum tributo poderia ser imposto sem o consentimento do Parlamento.
Questão 08)
(...)
Minuciosas até o exagero são as descrições das operações manuais de Robinson:
como ele escava a casa na rocha, cerca-a com uma paliçada, constrói um barco
(...) aprende a modelar e a cozer vasos e tijolos. Por esse empenho e prazer em
descrever as técnicas de Robinson, Defoe chegou até nós como o poeta da
paciente luta do homem com a matéria, da humildade e grandeza do fazer, da
alegria de ver nascer as coisas de nossas mãos. (...) A conduta de Defoe é, em
Crusoé (...), bastante similar à do homem de negócios respeitador das normas
que na hora do culto vai à igreja e bate no peito, e logo se apressa em sair
para não perder tempo no trabalho.
ÍTALO CALVINO
Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das
Letras, 1998.
Daniel Defoe,
no romance Robison Crusoé, deixa transparecer a influência que as idéias
liberais passaram a exercer sobre o comportamento de parcela da sociedade
européia ainda no século XVIII.
Com base no
fragmento citado, identifique um ideal liberal expresso nas ações do personagem
Robinson Crusoé. Em seguida, explicite como esse ideal se opunha à organização
da sociedade do Antigo Regime.
Questão
09)
Nas sociedades do Antigo
Regime, os grupos sociais estavam divididos em três estamentos: clero, nobreza
e servos. Associe o três estamentos, listados na Coluna A, às
características que os identificam, elencadas na Coluna B.
COLUNA A
1 Clero
2 Nobreza
3 Servos
COLUNA B
( ) Eram os portadores da tradição cristã e deviam
zelar pela manutenção de seus princípios no seio da comunidade.
( ) Formavam a maioria da população e eram
encarregados dos trabalhos necessários à subsistência da sociedade.
( ) Possuíam a direção militar da sociedade,
empunhando suas armas contra os inimigos da fé cristã e os agressores externos.
( ) Por pertencerem ao único grupo social que
tinha acesso ao estudo, seus membros exerciam forte controle na sociedade e
parte deles ocupava cargos administrativos importantes nos reinos medievais.
Assinale a alternativa que
preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 2, 1, 2, 3
b) 2, 2, 1, 3
c) 1, 3, 2, 1
d) 1, 2, 3, 2
e) 3, 3, 2, 1
Questão
10)
A revolução inglesa tornou
possível, pela primeira vez, à sociedade e, dentro dela, particularmente aos
homens de propriedade, a conquista e o gozo da liberdade civil e política. A
garantia desta liberdade (concebida como natural), destes direitos civis e
políticos, era agora assegurada pelos próprios indivíduos (transformados em
cidadãos) e não mais por uma autoridade monárquica de origem divina ou humana.
(...) com a revolução francesa, foi dado um passo à frente: à ideia (liberal)
de igualdade civil e política, acrescentava-se a de igualdade (ou justiça)
social.
(FLORENZANO,
Modesto. As revoluções burguesas. São Paulo: Brasiliense, 1981, p.
116-117)
Com base no texto e em seus
conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) a respeito das
revoluções francesa e inglesa.
( ) Tanto a revolução francesa como a inglesa
mantiveram os entraves que impediam o desenvolvimento da ordem capitalista.
( ) O processo revolucionário inglês estimulou
ideias de liberdade política e civil, formuladas sobretudo por John Locke.
( ) As duas revoluções mantiveram intactas as
figuras do rei e excluíram a participação popular como princípio legal.
( ) Os Levellers (niveladores) e os Diggers
(Escavadores) constituíram os grupos radicais da revolução inglesa,
enquanto os sans cullotes eram a base dos jacobinos da revolução
francesa.
Você obteve:
a) F, F, F e V.
b) V, F, V e F.
c) F, V, F e V.
d) V, V, V e F.
Questão 11)
Entre os séculos XVII e XIX, o cenário europeu foi abalado pela chamada
“Era das Revoluções”, com movimentos como o ocorrido na França em 1789, que
instalou uma nova ordem burguesa. Contudo, a fase pré-revolucionária da França,
conhecida como “Antigo Regime”, apresentava uma série de características,
antigas e modernas, entre as quais se destaca:
a) a
inovadora magistratura, que passou a deter o exclusivo poder de julgar os
delitos de todas as classes, inclusive os do Rei, que era reconhecido pelos
seus súditos como um representante divino, com poderes sobrenaturais.
b) o
reconhecimento da nobreza como uma das classes sociais mais privilegiadas da França,
sendo também a mais rica e mais culta, tanto que dela faziam parte os
profissionais liberais e os ricos mercadores, que instituíram o Iluminismo
francês.
c) a
existência de uma sociedade homogênea, sem classes e dirigida por um Rei
assessorado por homens ilustres como Voltaire, Rousseau e Diderot, que
abominavam a intolerância religiosa e a existência da escravidão: era o
despotismo esclarecido.
d) a
existência de uma aristocracia, que era muito rica em terras e rendas e que
tinha o privilégio de ensinar os jovens que se dedicavam à arte da cavalaria,
especialmente aqueles que pertenciam à nobreza togada, que se tornaria a base
da nova burguesia.
e) o
fato de a burguesia, embora economicamente poderosa, fazer parte do Terceiro
Estado, o que a deixava sem privilégios e direitos, equiparando-a, nesse
sentido, aos camponeses, que, na maioria, deviam obrigação aos senhores, o que
lembrava a servidão feudal.
Questão 12)
Sobre as Revoluções Burguesas, são
feitas as seguintes afirmações:
I. Consolidam o liberalismo e marcam
mudanças nas estruturas econômicas, políticas e sociais de suas respectivas
sociedades.
II. Têm como base a defesa do Antigo Regime e
iniciam a transição do feudalismo para o capitalismo.
III. Seus exemplos mais expressivos são: Revolução
Inglesa (1644), Revolução Americana (1776) e Revolução Francesa (1789).
Assinale o correto.
a) Apenas as afirmações I e II são
verdadeiras.
b) Apenas as afirmações I e III são falsas.
c) Apenas as afirmações II e III são falsas.
d) Apenas as afirmações I e III são
verdadeiras.
Questão 13)
Analise o
gráfico apresentado a seguir.
Estimativa
sobre a composição das despesas privadas do grosso da população em certas áreas
da Europa, do século XV ao século XVIII (em porcentagens)
(Fonte: CIPOLLA, C. História económica da europa
pré-industrial. Lisboa: edições 70, 1984, p. 43.)
Com base na
análise do gráfico e em seus conhecimentos, responda:
Qual foi o
setor da economia que concentrou a maior parte das despesas privadas?
Explique a
razão dessa concentração.
Questão 14)
Leia, a
seguir, o trecho de uma crítica de Jean Jacques Rousseau, contrapondo-se à
concepção de estado de natureza, na perspectiva de Thomas Hobbes:
“Sobretudo,
não vamos concluir, como Hobbes, que o homem, por não ter nenhuma idéia de
bondade, seja naturalmente mau (...). Refletindo sobre os princípios que
estabelece, esse autor deveria dizer que o estado de natureza sendo aquele em
que o cuidado de preservação é o menos prejudicial à de outrem,
consequentemente era o mais favorável à paz e o mais conveniente ao gênero
humano.”
Fonte: ROUSSEAU, J.J. Discurso sobre a origem e os
fundamentos da
desigualdade entre os homens. Coleção
Os Clássicos da Política. Editora UNB.
São Paulo: Ática, 1989> p. 73.
Comparando as
Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução Francesa, no século XVIII,
indique a alternativa que apresenta a explicação CORRETA para as diferentes
percepções sobre as respectivas revoluções.
a) Os conflitos desenvolvidos
na Inglaterra foram desencadeados por forças populares desesperadas e famintas,
que formaram exércitos organizados no interior, enquanto que a questão, na
França, se consolidou por um conflito entre grupos da nobreza.
b) Na Inglaterra, os
movimentos puritanos defenderam uma restauração da paz e do estado de ordem,
baseados no resgate religioso e moral do país, enquanto na França, o estado de
natureza foi desencadeado a partir dos abusos cometidos pelos vícios da
sociedade de corte.
c) A expansão das propriedades
de terra concentradas na nobreza inglesa permitiram que grupos de operários se
concentrassem nas periferias, proporcionando conflitos urbanos sangrentos,
enquanto, na França, o campesinato desenvolveu táticas de guerrilha aguardando
as tropas do rei, oriundas de Paris.
d) O Estado, na Inglaterra, garantiu
a ordem através do Parlamento, que se associou ao rei, dando ao país um estado
civil constituído, enquanto que, na França, o rei cooptou a nobreza de espada,
oferecendo-lhe terras que pertenciam ao campesinato.
Questão 15)
O longo
movimento que vai do Renascimento ao Iluminismo caracteriza-se pela
consolidação da Modernidade, expressa em mudanças significativas nas formas de
ver e ordenar a vida social, econômica e política no universo europeu. Com base
no exposto, julgue a validade das proposições que se seguem.
I. O Absolutismo europeu pode
ser caracterizado a partir de dois casos clássicos: o inglês, que ilustra a possibilidade
de convivência entre os nobres e a burguesia, e o francês, que evidencia uma
crescente dicotomia entre a nobreza e o terceiro estado.
II. Os contatos sistemáticos
do europeu com os nativos do Novo Mundo influenciaram a concepção, amplamente
aceita, de que a Europa representava a civilização e a América e a África, o
espaço da barbárie e selvageria.
III. A acumulação primitiva de
capital decorrente do mercantilismo praticado na exploração das treze colônias
do Norte possibilitou a ascensão da Inglaterra à condição de potência européia
em princípios do século XVII.
Assinale a
alternativa CORRETA:
a) Apenas as proposições I e
II são verdadeiras.
b) Apenas as proposições II e
III são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e
III são verdadeiras.
d) Todas as proposições são
verdadeiras.
Questão 16)
As
Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução Francesa (1789) apresentam, em
comum:
a) a vitória da
burguesia, que impôs sistemas políticos baseados na soberania popular e na
república parlamentarista.
b) a consolidação
das estruturas do Antigo Regime, que triunfaram sobre os princípios da
Ilustração.
c) a implantação
de uma república, sob inspiração dos ideais iluministas, que perdura até a
atualidade.
d) a influência
do liberalismo, que defendia formas representativas de governo e o direito à
propriedade.
e) a liderança
das camadas populares, que concretizaram sua aspiração por igualdade econômica.
Questão 17)
A Idade Moderna, na Europa, conheceu o
advento de uma nova forma de compreender o mundo, a história e a constituição
de uma sociedade que até os dias atuais denominamos de capitalista. A partir
deste enunciado, podemos afirmar:
00. o Renascimento, na Europa, teve como um dos
seus fundamentos o retorno à escolástica da Idade Média: a conciliação entre um
ideal de racionalidade, corporificado na tradição grega, e a experiência de
contato direto com a verdade revelada, como a concebe a fé cristã.
01. as campanhas do espanhol Fernão Cortez, em
1520, no México, e Francisco Pizzaro, em 1530, no Peru, resultaram na
desestruturação de civilizações complexas, como a Asteca, no México, e a Inca,
no Peru e Bolívia, e no massacre de grande parte de sua população.
02. o metalismo ou bulionismo foi uma das
principais políticas do mercantilismo europeu, baseado no princípio de que a
riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metais preciosos existentes
no país e foi praticado plenamente na Espanha durante o século XVI.
03. uma das principais expressões do Iluminismo
foi René Descarte (1596-1650), que estabeleceu como princípio científico que se
deve duvidar de tudo para chegar à verdade e aceitar somente aquilo que a razão
pode compreender e explicar.
04. Na
Convenção (1792-1975), durante a Revolução Francesa, os jacobinos representavam
a alta burguesia e defendiam os princípios liberais, a defesa da propriedade e
a limitação da atuação política do povo.
Por se sentarem à direita
Questão 18)
O final do
século XVII na Europa foi marcado por eventos revolucionários que desestabilizaram
a tradicional sociedade baseada na hierarquia de ordens. Uma das principais
causas da crise do “Antigo Regime” na Europa foi o desenvolvimento econômico por
que estava passando o continente naquele período.
Faça um
pequeno texto explicando de que modo o desenvolvimento econômico ocorrido na Europa,
no período, favoreceu o aparecimento de movimentos sociais que questionaram a tradicional
ordem do “Antigo Regime”.
Questão 19)
A crise era
geral e punha em xeque tanto o sistema mercantilista de colonização como o
absolutismo da metrópole.
(Fernando A Novais. Portugal e Brasil na crise do antigo
sistema
colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1981 p. 159)
No contexto
dos Tempos Modernos, o autor faz referência à crise que teve como causas
I. a ascensão dos governos
despóticos na Europa.
II. a difusão das idéias
anarquistas pelos continentes.
III. o desenvolvimento do
processo de industrialização.
IV. a propagação dos ideais dos
pensadores iluministas.
São corretas
SOMENTE
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Questão 20)
Etimologicamente,
conforme o dicionário Houaiss, a palavra revolução associa-se ao ato de revolver,
de rolar para trás. Revolução, nesse sentido, vincula-se ao campo da astronomia
(giro) ou ao de outras áreas do conhecimento científico. Para os historiadores
do mundo contemporâneo, revolução assumiu o significado de mudança
abrupta, ruptura e, comumente, seu sentido está associado à Revolução Francesa.
Identifique e caracterize uma fase que marcou a ruptura com o Antigo Regime na
França e outra em que se manifestaram os elementos de continuidade com o
passado.
Questão 21)
A Revolução
Americana repercutiu intensamente em outros Estados nacionais e colônias. No
Brasil, Tiradentes andava com uma constituição norte-americana na mão,
procurando colaboradores para traduzi-la do inglês; em 1817, na insurreição que
ocorreu em Pernambuco – chamada Revolução Pernambucana – houve quem se
apelidasse de Washington, em homenagem ao primeiro presidente dos Estados
Unidos.
Carlos Guilherme Mota
Assinale a alternativa que
relaciona, corretamente, a Independência dos Estados Unidos com a Inconfidência
Mineira e com a Revolução Pernambucana.
a) A Independência dos EUA foi responsável pelo
desencadeamento de um processo revolucionário em todas as Américas. No Brasil,
a liderança do movimento coube exclusivamente aos setores marginalizados da
sociedade.
b) Inspirados nos ideais abolicionistas de
Washington, implementados nas Colônias Inglesas da América, Tiradentes e Frei
Caneca deram início à luta pelo fim do trabalho escravo no Brasil.
c) Os três movimentos foram manifestações
nativistas fracassadas, que se sublevaram contra suas respectivas metrópoles em
oposição as restrições à livre circulação de idéias nas colônias.
d) A Revolução Americana, a Inconfidência
Mineira e a Revolução Pernambucana sofreram influência dos postulados liberais
ingleses e do iluminismo francês, que condenavam o absolutismo e desmascaravam
a opressão da estrutura colonial.
e) A independência dos EUA, a Inconfidência
Mineira e a Revolução Pernambucana de 1817 têm em comum a presença, em suas
lideranças, apenas de membros das elites coloniais que combateram as idéias
absolutistas e o pacto colonial.
GABARITO:
1) Gab:
Entre outros princípios o candidato poderá indicar os seguintes:
liberdade de expressão, liberdade comercial, liberdade individual e respeito à
propriedade privada.
2) Gab: FVFFF
3) Gab:
A decretação
do primeiro Ato de Navegação (1651) determinou que o transporte de produtos
importados pela Inglaterra deveria ser feito apenas em navios ingleses ou
pertencentes aos países de origem dos respectivos produtos, ampliando o processo
de acumulação de capitais.
Duas das
ações:
• dissolução
do Parlamento
• conquista da
Jamaica à Espanha
• supressão da
Câmara dos Lordes
• vitórias
militares contra a Holanda e a Espanha
• submissão da
Irlanda e da Escócia, outra vez, à Inglaterra
• confisco e
leilão das terras pertencentes à Igreja Anglicana e aos nobres que apoiaram o
rei
•
autoproclamação de Cromwell como Lorde Protetor das Repúblicas da Inglaterra,
Escócia e Irlanda
4) Gab: C
5)
Gab: A
6) Gab:
B.a) Foi uma fase
de grande desenvolvimento do capitalismo mercantil com o crescimento do
comércio, da navegação e das manufaturas de tecidos de lã. A riqueza dos novos
proprietários de terras se beneficiava com os cercamentos de terras comuns que
empobreciam os camponeses. Essa burguesia, fortalecida no campo e nas cidades,
tratou de aumentar os poderes do Parlamento e diminuir os poderes dos reis e os
privilégios da nobreza por meio de mudanças graduais e das revoluções que
ocorreram no período.
B.b) Depois da
Guerra Civil estabeleceu-se um governo ditatorial liderado pela burguesia
puritana e por Oliver Cromwell. Este, que havia combatido o absolutismo do rei,
dissolveu o Parlamento e realizou um novo tipo de governo autoritário que
favorecia a classe burguesa em
geral. Um bom exemplo desse favorecimento foram os Atos de
Navegação que garantiam aos navios ingleses o monopólio do transporte marítimo
de várias mercadorias.
B.c) A Revolução Gloriosa
representou o fim do absolutismo na Inglaterra. O rei Jaime II foi deposto e
sucedido por Guilherme de Orange. Este, no entanto, teve de jurar a Declaração
de Direitos ("Bill of Rights"), prometendo respeitar o poder do
Parlamento e as leis do país. O Parlamento fortalecido politicamente e dominado
pela alta burguesia pode criar novas leis que favoreciam as garantias
individuais, bem de acordo com os interesses e a visão de mundo daquela classe.
7) Gab: D
8) Gab:
Um dos ideais
e sua respectiva explicação:
•
Individualismo: com o individualismo, os liberais criticam a sociedade do
Antigo Regime, que colocava a razão do Estado à frente das necessidades dos
indivíduos, privilegiando determinados grupos por sua origem ou nascimento em
detrimento de suas habilidades ou competências.
• Valorização
do trabalho independentemente de sua natureza: a dignificação de todo tipo de
trabalho se contrapunha ao caráter estamental da sociedade do Antigo Regime, de
acordo com o qual determinadas ocupações eram indignas dos membros dos
estamentos privilegiados.
9) Gab: C
10) Gab: C
11) Gab: E
12) Gab: D
13) Gab:
Alimentação.
As dificuldades climáticas sofridas pelo continente, eventualmente, encareceram
a produção de alimentos, além do crescimento populacional e má distribuição de
renda.
14) Gab: B
15) Gab: A
16) Gab: D
17) Gab: FVVVF
18) Gab:
Com o desenvolvimento
das atividades mercantis, ligadas ao comércio, à produção em maior escala e ao
financiamento, foi aumentando a importância dos grupos sociais envolvidos
nessas atividades. Por outro lado, os Estados estavam competindo por terras e produtos,
por conta do mercantilismo, e com isso dependiam cada vez mais de recursos econômicos,
principalmente os obtidos através de impostos. O aumento da importância dos grupos
envolvidos em atividades mercantis com o aumento da tributação do Estado foi levando
ao crescimento da insatisfação desses grupos contra os governantes do Antigo Regime,
abrindo caminho para rebeliões e revoluções.
19) Gab: E
20) Gab:
Jacobinismo,
fase em que se instaurou uma República. Contudo, a coroação de Napoleão
Bonaparte caracteriza a manutenção de interesses elitistas.
21) Gab: D
Lista de Exercícios
sobre História do Tocantins
01 - (UFT TO) No inicio do seu povoamento, no período
colonial, o antigo norte de Goiás (atual estado do Tocantins), com o ouro de
aluvião aflorando em quase toda a região, o norte goiano logo passou a ser conhecido
como uma das áreas que mais produziam esse minério na capitania; daí a
preocupação do governo central com o contrabando, fomentando um arrocho fiscal
maior que nas outras áreas mineiras. Mas, a partir do declínio da mineração, o
norte goiano passou a ser visto pela historiografia como sinônimo de atraso
econômico e involução social, gerador de um quadro de pobreza para a maior
parte da população. (Adaptado de
PARENTE, Temis Gomes. Fundamentos Históricos do Estado do Tocantins. Goiânia:
Editora da UFG, 2007, p. 23-24)
Considerando-se as informações
deste texto, é CORRETO afirmar:
a) A região do antigo norte de
Goiás, apesar de ter produzido muito ouro, não acumulou capital
impossibilitando, portanto o desenvolvimento da mesma.
b) A região não sofreu medidas
fiscais por parte da metrópole, comparando com outras regiões mineiras.
c) A região, após o período do
apogeu das minas, foi considerada uma região exportadora de bens de consumo
para as outras capitanias.
d) A região sofreu um processo
de desenvolvimento social, ocasionada pela exportação de produto agrícola.
02 - (UFT TO) A construção da rodovia Belém-Brasília
(BR-153), na década de 1950, apresentou implicações nos processos de
urbanização e modernização do antigo norte de Goiás, atual Estado do Tocantins.
(Adaptado de GIRALDIN, Odair (org). A (trans)formação histórica do Tocantins.
2. ed., Goiânia: Editora da UFG, 2004, p. 315).
Dentre essas
implicações é CORRETO afirmar que:
a) houve um processo de
urbanização equilibrado em todo o norte de Goiás (atual Estado do Tocantins).
b) não houve impactos
provocados com a abertura da rodovia, particularmente no aspecto da especulação
das terras, dada a perspectiva da sua desvalorização.
c) houve uma concentração da
população das novas áreas ocupadas pela construção da BR-153, notadamente em
núcleos urbanos às margens do Rio Tocantins.
d) a população urbana,
distante da BR-153, não acompanhou o processo de modernização e
desenvolvimento, então desencadeado pela construção da rodovia.
03 - (UFT TO) Considerando-se a “retomada do discurso autonomista
do Tocantins por lideranças que encaminharam os projetos e as possibilidades de
definir o estatuto jurídico/político do Norte de Goiás, a partir da década de 1980” .(CAVALCANTE, Maria do
Espírito Santo. O Discurso autonomista
do Tocantins. Goiânia: Ed. da UCG, 2003,
p. 109-112).
É INCORRETO afirmar que:
a) foi a política adotada pelo
Governo Federal para a liberação de grandes investimentos aos pequenos
produtores rurais do norte de Goiás.
b) foi motivada pela criação
do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1977.
c) foi a instalação do Projeto
Carajás, do Governo Federal, com área de influência até o Paralelo 8 da
Amazônia goiana.
d) foi a criação da CONORTE,
que tinha como objetivo a conscientização da população norte goiana sobre suas
necessidades e potencial político-econômico.
04 - (UFT TO) “No início da década de 1620, foi criado o Estado do
Maranhão, separado do Estado do Brasil, com jurisdição sobre o atual Maranhão,
mas abrangendo todo o vale amazônico”. (WEHLING,
Arno. Formação do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994,
p. 135).
Vários motivos determinaram essa
decisão do governo metropolitano EXCETO:
a) a facilidade de navegação
entre a Europa e o litoral norte e, a quase impossibilidade de fazê-lo, com as
condições técnicas da época a partir da Bahia.
b) a continuada presença de
holandeses e ingleses, que chegaram a construir fortes em pontos ribeirinhos do
rio Amazonas.
c) a facilidade de transporte
marítimo das minas de Potosí ligando as jazidas auríferas de Minas Gerais.
d) a esperança de encontrar
uma saída fluvial para as minas de prata de Potosí.
05 - (UFT TO) Considerando-se as conseqüências da descoberta de
metais preciosos no interior do Brasil, no período colonial, é INCORRETO
afirmar que
a) a Derrama consistia na
cobrança dos impostos atrasados quando não eram preenchidas as cotas anuais,
estabelecidas pelas autoridades portuguesas.
b) a escassez de alimentos,
nos primeiros anos de ocupação da região mineira, se deveu ao rápido crescimento
populacional.
c) a mineração determinou uma
ocupação do território marcadamente rural, o que impediu a formação de cidades
importantes.
d) o excesso de rigor fiscal
da Coroa portuguesa, no decorrer do século XVIII, provocou várias revoltas –
como as de 1720 e 1789.
06 - (UFT TO) “O
negro era cativo para que sua força de trabalho o fosse. Como conseqüência, o
elemento predominante na existência do negro era o trabalho”. (PINSKI, Jaime. A
escravidão no Brasil. São Paulo: Contexto, 2006, p. 47).
Em relação ao trabalho escravo no
Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) os escravos não eram donos
de suas ferramentas, mas usavam aquelas cedidas pelos seus proprietários.
b) os escravos, no Brasil,
eram mantidos num regime de trabalho assalariado, frequentemente de sol a sol,
na época da colheita. A subserviência e a deferência eram essenciais para a sua
sobrevivência.
c) os escravos faziam todo o
tipo de serviço. Eram vaqueiros, remeiros, mineiros, e lavradores; eram
artífices, marceneiros, ferreiros, pedreiros e oleiros; eram domésticos e
pajens, guarda-costas, capangas e capitães do mato; feitores e até carrascos.
d) o trabalho começava antes
do sol nascer, quando todos se apresentavam ao administrador da propriedade.
Após uma breve oração, iniciava-se o labor diário que constava geralmente da
produção ou beneficiamento de bens de consumo.
07 - (UFPA) O trecho abaixo relata o
encontro do padre Nóbrega com um pajé indígena:
“Trabalhei
por me encontrar com um feiticeiro, o maior desta terra, o qual todos chamam
para curar as suas doenças. Perguntei-lhe em nome de que poder o fazia, se
tinha comunicação com Deus, que fez o céu e a terra e reinava nos céus, ou com
o demônio, que estava nos infernos? Respondeu-me com pouca vergonha, que ele
era deus, e que havia nascido deus, e me mostrou um deles a quem dizia haver
curado, e que o Deus dos céus era seu amigo e lhe aparecia em nuvens, em
trovões e em relâmpagos, e em outras muitas coisas”. (In: Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil.
Editadas pelo padre Serafim Leite. São Paulo: Comissão do IV Centenário da
Cidade de São Paulo, 1954, v. I. p. 144.)
Sobre
o papel dos pajés entre os Tupinambás da costa do Brasil, quando da chegada dos
primeiros missionários jesuítas no século XVI, pode-se afirmar que
a) os pajés tinham rituais de adoração ao demônio cristão, razão pela qual
foram combatidos pelos padres jesuítas.
b) a religião dos índios da costa do Brasil era monoteísta e seus deuses se
identificavam com elementos da natureza, que eram manipulados pelos pajés,
considerados chefes espirituais.
c) associados aos elementos da natureza, os pajés eram adorados como
verdadeiros deuses pelos indígenas e missionários.
d) os padres jesuítas reconheceram nos pajés importantes aliados no processo
de evangelização dos índios entendidos à época como sem religião ou ateus.
e) os pajés, nas sociedades indígenas, eram percebidos como deuses, sendo
responsáveis pela cura de diversas enfermidades cujas causas eram tidas como
espirituais.
12 - (UESPI) Analise as afirmativas abaixo relacionadas com a
chegada da família real, em 1808, ao Brasil.
1) D.João tomou medidas que
diminuíram os efeitos da opressão econômica portuguesa sobre o Brasil.
2) Apesar das medidas
modernizadoras, D. João manteve o monopólio comercial sobre a colônia.
3) As medidas econômicas de
1808 favoreceram diretamente o cultivo do algodão nas regiões do Piauí e do
Maranhão.
4) Os ingleses conseguiram
grande espaço de ação no Brasil com a vinda de D. João, aumentando sua
participação econômica.
5) O Rio de Janeiro passou por
reformas urbanas e cresceu politicamente no Brasil da época de D. João.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 3
b) 2, 3 e 4
c) 3, 4, e 5
d) 1, 4 e 5
e) 2, 4 e 5
13
- (MACK SP) “Os bandeirantes foram romantizados (...) e postos
como símbolo dos paulistas e do progresso, associação enobrecedora. A
simbologia bandeirante servia para construir a imagem da trajetória paulista
como um único e decidido percurso rumo ao progresso, encobrindo conflitos e diferenças.”(Abud, K. Maria. In: Matos, M. I. S. de São Paulo e
Adoniram Barbosa)
Ainda
que essa imagem idealizada do bandeirante tenha sido uma construção ideológica,
sua importância, no período colonial brasileiro, decorre
a) de sua
iniciativa em atender à demanda de mão-de-obra escrava do Brasil Holandês,
durante o governo de Maurício de Nassau.
b) de sua
extrema habilidade para lidar com o nativo hostil, garantindo sua colaboração
espontânea na busca pelo ouro.
c) de sua
colaboração no processo de expansão territorial brasileira, à medida que
ultrapassou o Tratado de Tordesilhas e fundou povoados, garantindo,
futuramente, o direito de Portugal sobre essas terras.
d) de sua
atuação decisiva na Insurreição Pernambucana, que resultou na expulsão dos
holandeses do nordeste, em 1654, considerada como o primeiro movimento de cunho
emancipacionista da colônia.
e) da
colaboração dos mesmos na formação das Missões Jesuíticas, cujo objetivo era a
proteção e catequização de índios tupis, obstáculo à ocupação do território
colonial.
15 - (UFSC) Leia o texto abaixo com atenção. “Se edificámos com eles as
suas igrejas […], eles servem a Deus e a si, nós servimos a Deus e a eles; mas
não eles a nós. Se nos vêm buscar em uma canoa […], para os ir doutrinar por
seu turno, ou para ir sacramentar os enfermos a qualquer hora do dia ou da noite,
em distância de trinta, de quarenta, e de sessenta léguas, não nos vêm eles
servir a nós, nós somos os que os imos servir a eles.” [sic] Vieira,
António. Obras completas do Padre António
Vieira: Sermões. Porto: Lello & Irmão, 1959. p. 39.
Durante o ano de 2008,
celebram-se os 400 anos do nascimento do padre Antônio Vieira, missionário
jesuíta, pregador renomado e autor do fragmento acima citado.
Sobre o padre
Antônio Vieira e a atuação dos jesuítas na América, é correto afirmar que:
01. os missionários jesuítas,
entre eles José de Anchieta, Manuel da Nóbrega e Antônio Vieira, atuaram no
Brasil, na tentativa de converter os povos indígenas ao Catolicismo.
02. os Aldeamentos e Reduções
foram criados pelos missionários jesuítas no Brasil, Paraguai e Argentina, como
tentativas de escravização das comunidades indígenas.
04. a autonomia administrativa
permitida aos jesuítas pelas autoridades da Espanha e de Portugal possibilitou
aos grupos aldeados e às Reduções um desenvolvimento pacífico e harmonioso até
o século XX.
08. na América do Sul os
jesuítas fundaram Aldeamentos, Reduções e Escolas, nos quais pretendiam educar
os colonos e convencer os povos indígenas que a aceitação pacífica do trabalho
escravo os tornaria dignos do Céu.
16. nas Reduções e Aldeamentos
do Paraguai e do Brasil, além da evangelização, os jesuítas organizavam
atividades artísticas, como a música e o teatro.
32. o padre Antônio Vieira, além
de dedicar-se às atividades missionárias, atuou como pregador e publicou
extensa obra, com destaque para os Sermões, que reúnem as suas pregações.
16 - (FUVEST SP) A criação, em território
brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na época da colonização
portuguesa, caracterizou-se por
a) ser
independente das demais atividades econômicas voltadas para a exportação.
b) ser
responsável pelo surgimento de uma nova classe de proprietários que se opunham
à escravidão.
c) ter
estimulado a exportação de carne para a metrópole e a importação de escravos
africanos.
d) ter-se
desenvolvido, em função do mercado interno, em diferentes áreas no interior da
colônia.
e) ter
realizado os projetos da Coroa portuguesa para intensificar o povoamento do
interior da colônia.
17 - (UEPB)“A origem de Campina Grande
remonta à prática expansionista da Coroa Portuguesa do final do século XVII,
cujo objetivo precípuo era o de encontrar solução para os problemas internos do
Reino, incentivando a ocupação de áreas do interior do Brasil.” (Josefa Gomes
de A. e Silva. Raízes históricas de Campina Grande. In: Imagens multifacetadas
da História de Campina Grande, 2000, p.14)
Esta política expansionista da Coroa estimulou
a) o desenvolvimento da economia canavieira no agreste
paraibano.
b) a explosão de minifúndios no sertão paraibano.
c) a criação de gado e a agricultura de subsistência com
base na apropriação de terras e na subordinação do braço nativo pela
escravidão.
d) a criação de gado no agreste paraibano e a pujança
comercial sertaneja.
e) a extinção das Cartas de Sesmarias no interior da
Paraíba e o grande aumento do tráfico negreiro para o sertão paraibano.
18 - (UESPI) A pecuária trouxe benefícios para a economia colonial
brasileira e ajudou na ocupação de regiões do interior.
A pecuária:
a) desenvolveu-se
inicialmente, sem dificuldades para sua implantação, no sertão nordestino,.
b) centralizou toda a sua
produção na região sudeste, favorecida pelas chuvas comuns na região.
c) era desconectada da
produção açucareira, não usando mão-de-obra escrava em suas atividades.
d) ajudou no regime alimentar
da colônia, utilizando também, em seus trabalhos, a mão-de-obra nativa.
e) deu grandes lucros no
século XVIII, com exportações para a Europa, no período da Revolução Francesa.
19 - (FGV) Adquirida a terra para uma fazenda, o trabalho primeiro
era acostumar o gado ao novo pasto, o que exigia algum tempo e bastante gente;
depois ficava tudo entregue ao vaqueiro. (...) Após quatro ou cinco anos de
serviço, começava o vaqueiro a ser pago; de quatro crias cabia-lhe uma; podia
assim fundar fazenda por sua conta. (Texto
adaptado de Capistrano de Abreu. Capítulos de História Colonial.)
O texto acima apresenta algumas
das características da atividade pecuarista no Brasil colonial. A respeito
dessa atividade, assinale a afirmativa incorreta.
a) Esteve associada a outras
atividades econômicas, como a lavoura canavieira do litoral nordestino e a
extração aurífera das Minas Gerais, sendo voltada para o comércio interno.
b) Contribuiu para a abertura
de caminhos e para a ocupação de áreas interiores, alargando,
consideravelmente, as fronteiras territoriais das possessões portuguesas na
América.
c) Possuiu regimes de trabalho
adequados à própria dinâmica da atividade criatória, destacando-se a figura do
vaqueiro, passível de transformar-se em dono de seu próprio rebanho.
d) Ocupou, na maioria das vezes,
áreas contíguas a rios e ribeirões, fosse pela fonte de água, fosse pela
existência de depósitos de sal, estabelecendo rotas do gado e áreas de
concentração de fazendas, como o caso do vale do Rio São Francisco.
e) Apresentou baixa
lucratividade e, ao concorrer com a lavoura canavieira pela ocupação de terras
nos sertões nordestinos, levou a Coroa portuguesa a baixar sérias restrições à
sua expansão.
22 - Entre os argumentos que
mantinham o vínculo do Pará com as Cortes de Lisboa impedindo o reconhecimento
da Independência do Brasil em 1822, pela província nortista, considera-se:
a) Os
efetivos militares portugueses no Pará eram em maioria, o que impedia o
reconhecimento da autoridade de Pedro I como Imperador do Brasil, pela Junta
Governativa paraense.
b) O
movimento dos “malvados índios, cafuzos e mulatos” da cidade de Muaná impediu
que as tropas enviadas pelo Imperador do Brasil instalassem um governo
legalista na cidade de Belém.
c) A
violenta campanha feita pelo jornal Paraense que conclamava o povo paraense
a não reconhecer a autoridade de Pedro I, como Imperador do
Brasil, por ele ter usurpado o trono de D. Maria I.
d) As
navegações eram mais rápidas e regulares para a Metrópole portuguesa do que
para o Rio de Janeiro, além de que o comércio era feito em torno da praça de
Lisboa, do Porto ou diretamente para os portos ingleses, o que gerava muitos
lucros.
e) O
novo estado político do Brasil instalado no dia 7 de setembro de 1822 foi
avaliado pelo Governo Popular do Pará, como um retrocesso às modernas relações
comerciais que a província nortista mantinha com a praça de Lisboa.
Simulado 01
História Geral
Profº Zé Newton
01 - (FGV)
Quando
diminuiu a ameaça persa, o ódio ao imperialismo ateniense cresceu
particularmente entre os espartanos e seus aliados, que criaram (...) uma força
militar terrestre, e se decidiram pela guerra por sentirem sua independência
ameaçada pelo imperialismo de Atenas. A guerra representou o suicídio da Grécia
das pólis independentes.
(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda,
Oficina de História – história integrada)
O texto
apresenta
a) as Guerras Médicas.
b) a Guerra de Tróia.
c) a Guerra do Peloponeso.
d) a Primeira Guerra Púnica.
e) a Segunda Diáspora Grega.
02 - (UEG GO)
Para Platão, a
polis é o modelo de vida em grupo. É na República que o autor apresenta
os vários grupos que compõem a sociedade. De acordo com suas idéias, o grupo
que deve governar a polis é o dos:
a) comerciantes que, sabendo
da importância das riquezas para as Cidades-estado da Grécia, levariam riquezas
para a polis.
b) filósofos que, por conhecer
a verdade e o bem através da contemplação do mundo das idéias, proporcionariam
o maior bem comum a todos.
c) guerreiros, pois se
caracterizavam por sua força, integridade e seu grande amor aos sentimentos
mais nobres, como fidelidade e bravura.
d) trabalhadores que, por meio
das mais diversas profissões e movidos pela ambição do lucro, garantiriam o
sustento de toda a polis.
03 - (UFCG PB)
“Os eventos históricos que caracterizam a modernidade, que impuseram o
princípio moderno da subjetividade, foram a Reforma, as Luzes, a Revolução
Francesa” (José Carlos Reis. História e Teoria, Rio de Janeiro: FGV,
2003, p.33) A partir do texto de José Carlos Reis, assinale a alternativa que
indica uma afirmação INCORRETA:
a) A Revolução
Francesa inaugurou o fim da era das revoluções burguesas. O Movimento iniciado
em 1789 inscreveu-se na história pelo seu caráter antidemocrático e
antiliberal.
b) O Iluminismo
pregava que a história era feita por um sujeito revolucionário. Nas Luzes,
predominou o sujeito da Razão.
c) A ideia
moderna de História está marcada pelos conceitos de razão, consciência, sujeito,
verdade e universal. Na Modernidade, tais conceitos ganharam
visibilidade tanto na Europa quanto fora dela.
d) O
protestantismo recusou a autoridade da tradição e afirmou a soberania do
sujeito individual. Em Lutero, a fé religiosa tornou-se reflexiva.
e) A
modernidade é uma liberação de toda referência ao passado. Na Modernidade, a
História é descrita como a marcha da humanidade em busca da liberdade,
garantida pela Razão que governa o mundo.
04 - (UFT TO)
“Afirmou-se
com freqüência que o mercador medieval foi importunado em sua atividade
profissional e rebaixado em seu meio social devido à atitude da Igreja a seu
respeito.
Condenado por
ela no próprio exercício de sua profissão, teria sido uma espécie de pária da
sociedade medieval dominada pela influência cristã”.
(LE GOFF, Jacques. Mercadores e Banqueiros da
Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1991, p.
71)
Considerando-se
as informações desse texto, é CORRETO afirmar que uma das ações condenadas pela
Igreja era:
a) o celibato
b) a usura
c) a ordem mendicante
d) a investidura
05 - (UFF RJ)
“Por meio de
tudo isto – pela divisão do trabalho, supervisão do trabalho, multas, sinos e
relógios, incentivos em dinheiro, pregações e ensino, supressão das feiras e
dos esportes – formaram-se novos hábitos de trabalho e impôs-se uma nova
disciplina do tempo.”
Thompson, E. P. Costumes em comum: estudos
sobre a cultura
popular tradicional.
A passagem
acima indica como, através do desenvolvimento da industrialização e do
capitalismo, o trabalhador foi levado a construir uma nova relação com o tempo,
incorporando o tempo marcado pelo relógio na atividade produtiva e na sua
própria vida. Ao mesmo tempo, buscou-se um controle e um direcionamento para o
período em que não estivesse trabalhando, de modo a orientar “positivamente” a
utilização de seu “tempo ocioso”.
Pode-se
considerar que o apogeu desse processo se deu com:
a) o stakhanovismo, porque
implementava maior produção na indústria, a partir da extensão da jornada de
trabalho, diminuindo o “tempo ocioso” do operário, e organizando-o em grandes
vilas;
b) o taylorismo, porque
preconizava a concorrência entre as diversas tarefas desempenhadas pelos
trabalhadores, reproduzindo, no interior da fábrica, os ideais de competição do
capitalismo liberal;
c) o toyotismo, porque, ao se
basear na extrema especialização das tarefas, nos estoques abundantes das
mercadorias produzidas e na rígida disciplina e hierarquia, introduziu no Japão
os valores da sociedade capitalista;
d) o fordismo, porque, além de
implementar a produção em série, aumentando a produtividade, trouxe um conjunto
de preceitos morais que deveriam ser seguidos pelos trabalhadores fora da
fábrica;
e) o fayolismo, porque tinha
como princípio a completa indiferenciação entre tempo de trabalho e tempo de
diversão, definindo que a tarefa fundamental dos operários era o trabalho
industrial capitalista.
06 - (UFT TO)
A organização
dos Estados Nacionais, entre os séculos XV e XVIII, foi desencadeada por
diversos acontecimentos importantes, que fizeram parte do contexto histórico
europeu na transição do sistema feudal para uma sociedade de ordem burguesa.
Com base nessa
informação é INCORRETO afirmar que:
a) a organização dos Estados
Nacionais na Europa se deu de forma homogênea e com o apoio dos camponeses.
b) a organização dos Estados
Nacionais na Europa não se deu de forma homogênea.
c) os Estados Nacionais foram
consolidados com o objetivo de proporcionar a estabilidade política e
administrativa necessárias ao desenvolvimento das idéias burguesas de expansão
e crescimento comercial.
d) a centralização do poder
nas mãos do monarca foi essencial à concretização dos ideais da burguesia.
07 - (UFT TO)
Afirma Maurice
Crouzet que os contemporâneos de Péricles ter-se-iam escandalizado diante da
revolução do gênero de vida e dos costumes da burguesia, que escandalizou
também, em sua própria época, homens que, sem serem moralistas profissionais,
responsabilizaram-na por uma das desgraças da Grécia: o despovoamento.
(Adaptado
de CROUZET, Maurice. História Geral
da
Civilização Brasileira: o Oriente e a Grécia Antiga.
O
homem no Oriente Próximo. Vol. 2, Rio
de
Janeiro: 1993, p. 334).
Considerando o
despovoamento como uma das causas do declínio da Grécia Clássica, é INCORRETO
afirmar:
a) Segundo o pensador Políbio,
que viveu no século II a.C. a causa do mal em questão, o despovoamento é
motivado pela oligantropia (falta de homens).
b) De acordo com o pensador
Políbio, observou-se em toda a Grécia, uma ausência de crianças e uma homofobia
que torna as cidades desertas e improdutivas.
c) Por vaidade, amor ao
dinheiro e covardia, segundo Políbio, os homens não querem mais casar e se
casam, querem criar seus filhos, no máximo educar um ou dois, entre todos, a
fim de deixá-los ricos.
d) A Grécia foi o ponto de
partida, em direção ao Oriente conquistado e administrado por soberanos gregos,
enquadrado e explorado por gregos, de uma emigração considerável, que a privou
de elementos jovens.
08 - (UFMT)
A Revolução
Francesa pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental
do que os outros fenômenos contemporâneos e suas conseqüências foram portanto
mais profundas.
(HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções:
1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.)
Uma das
conseqüências mais profundas, segundo Hobsbawm, foi a Declaração dos Direitos
do Homem e do Cidadão. Sobre ela, analise as afirmativas.
I. Representou as exigências
da maioria dos liberais burgueses contra os privilégios da nobreza e do clero,
mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária.
II. Significou uma tentativa
da monarquia absoluta de permanecer no poder, fazendo concessões à nobreza
descontente e aos burgueses jacobinos que lutavam pela igualdade.
III. Foi um manifesto
revolucionário a favor de uma sociedade efetivamente democrática e igualitária,
do fim da monarquia e da nobreza, do desligamento da Igreja do Estado e da
ascensão do povo ao centro da república democrática.
IV. Expressou a vontade de
parte da burguesia de governar a partir de uma monarquia regulada por uma
Constituição e apoiada numa oligarquia possuidora de terras.
Estão corretas
as afirmativas
a) III e IV, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.
GABARITO:
1) Gab: C
2) Gab: B
3) Gab: A
4) Gab: B
5) Gab: D
6) Gab: A
7) Gab: B
8) Gab: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário