Questões e Simulados



 As Revoluções Burguesas

História Geral – Professor José Newton

Questão 01)   
Entre os séculos XVII e XIX, a Europa foi sacudida por uma série de revoluções sociais que resultaram na constituição do sistema político liberal e democrático. Entre elas destacaram-se as revoluções inglesa de 1688 e francesa de 1789.
Indique um princípio de natureza econômica e outro de natureza política presentes nessas duas revoluções.

Questão 02)   
A renovação do conheciemnto que construímos sobre o mundo e a vida muito depende de nossa capacidade de interpretar. O Renascimento foi significativo para mudanças nas formas de sentir e pensar a sociedade em que vivemos e o mundo que nos acolhe. Um dos seus pensadores mais famosos, Copérnico, ganhou destaque ao:

00.  duvidar do sistema de interpretação religiosa do mundo, sendo punido pelos padres da Igreja Católica.
01.  conceber uma forma diferente de funcionamento do sistema solar, contrariando as idéias de Ptolomeu.
02.  consolidar as visões aristotélicas do universo, das quais foi um atualizador destacado.
03.  trazer novos princípios para o campo da biologia, negando a existência da alma e do paraíso de Adão e Eva.
04.  adotar teorias vindas das teses idealistas de santo Agostinho, reiterando a consagração do pecado original.

Questão 03)   
O rei é vencido e preso. O Parlamento tenta negociar com ele, dispondo-se a sacrificar o Exército. A intransigência de Carlos, a radicalização do Exército, a inépcia do Parlamento somam-se para impedir essa saída “moderada”; o rei foge do cativeiro, afinal, e uma nova guerra civil termina com a sua prisão pela segunda vez. O resultado será uma solução, por assim dizer, moderadamente radical (1649): os presbiterianos são excluídos do Parlamento, a Câmara dos Lordes é extinta, o rei decapitado por traição ao seu povo após um julgamento solene sem precedentes, proclamada a República; mas essas bandeiras radicais são tomadas por generais independentes, Cromwell à testa, que as esvaziam de seu conteúdo social.
RENATO JANINE RIBEIRO
In: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: idéias radicais durante
a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

O texto faz menção a um dos acontecimentos mais importantes da Europa no século XVII: a Revolução Puritana (1642-1649). A partir daquele acontecimento, a Inglaterra viveu uma breve experiência republicana, sob a liderança de Oliver Cromwell. Dentre suas realizações mais importantes, destaca-se a decretação do primeiro Ato de Navegação.
Explique a importância do Ato de Navegação para a economia inglesa e aponte duas ações políticas da República Puritana.

Questão 04)  
Entre 1649 e 1660, com a morte do rei Carlos I, a Inglaterra passou por uma experiência republicana. Seu líder foi o puritano Oliver Cromwell, que governou com poderes quase absolutos. Esse episódio da história inglesa significou

a)    o início da hegemonia do Parlamento, que submeteu a autoridade real por meio da chamada Revolução Gloriosa.
b)    um fator de tensão entre Carlos II, simpático ao catolicismo, e o Parlamento, majoritariamente anglicano.
c)    uma vitória da burguesia, que estava se fortalecendo política e economicamente naquele período.
d)    o estabelecimento da máxima parlamentarista de que o “rei reina, mas não governa”.

Questão 05)   
No período de 1649 a 1660, desenvolveu-se na Inglaterra o regime republicano. Em 1651 Cromwel procedeu à unificação da Inglaterra, Irlanda e Escócia, tornando-se lorde protetor da comunidade britânica. Ainda em 1651, o Parlamento votou os Atos de Navegação, segundo os quais:
a)    os dirigentes britânicos buscavam monopolizar o comércio e a navegação nos chamados sete mares, afetando diretamente a Holanda, detentora até então de enorme poder naval.
b)    os dirigentes ingleses determinaram que o transporte de quaisquer produtos de origem colonial, assim como das espécies monetárias, seria realizado por navios de países europeus.
c)    a Inglaterra declarava guerra à Holanda, uma vez que esta, buscando assegurar o poder naval, aprovou a legislação mercantil que criou as Companhias de Comércio.
d)    produtos como açúcar, tabaco, algodão, madeiras tintoriais, produzidos ou fabricados em colônias inglesas da América, da África ou da Ásia seriam livremente exportados, desde que em navios não-holandeses.
e)    ficou determinada a quebra do monopólio inglês sobre a navegação comercial mercantil, viabilizando a participação dos demais produtores e respectivas colônias, no transporte marítimo comercial.

Questão 06)  
As idéias expressas nos excertos abaixo vieram a público na Inglaterra do século XVII, formuladas num documento fundamental da história do direito e do pensamento político; após lê-las e analisá-las atenciosamente, responda aos subitens da Questão.
       
"Quando um cidadão inglês é preso, deve ele, nas vinte e quatro horas seguintes, receber a notificação escrita do delito que lhe é imputado.
À exceção dos atos de alta traição ou de delitos excepcionalmente graves, qualquer pessoa presa pode obter sua liberdade provisória, através de fiança.
[...]
Todo oficial de justiça, magistrado ou carcereiro, que violar de qualquer maneira o "Habeas Corpus" deverá pagar 500 libras de indenização à parte lesada."
("Bill do Habeas Corpus" - 1679, in Mosca, Gaetano,
"História das doutrinas políticas")

B.a)               Quais os fatos mais marcantes da vida social e política na Inglaterra no período em que tal documento foi elaborado?(4)
B.b)               Depois da Guerra Civil (1646-1650), em que o rei Carlos I foi executado, como podemos caracterizar politicamente o período de governo do partido puritano de Oliver Cromwell e as suas relações com o Parlamento e a burguesia comercial? (5)
B.c) Explique o que foi a chamada Revolução Gloriosa de 1689 e qual o seu significado para o poder dos reis, para o Parlamento e para as leis — como a do "Habeas Corpus" — que estabeleciam garantias individuais na Inglaterra. (6)

Questão 07)  
A chamada Revolução Gloriosa estabeleceu uma nova realidade política na Inglaterra. Em 1689, Guilherme de Orange foi declarado rei pelo Parlamento. É correto afirmar que esse movimento:

a)    consolidou a identidade nacional inglesa e marcou o apogeu do absolutismo.
b)    destituiu Oliver Cromwell, colocando fim à Revolução Puritana e ao período de tolerância religiosa.
c)    estabeleceu os Atos de Navegação, que decretavam que as mercadorias só poderiam entrar em portos nacionais em navios ingleses ou de seus países de origem.
d)    instituiu a Monarquia Parlamentar, consolidando os direitos do Parlamento inglês por meio da Carta de Direitos (Bill of Rights).
e)    limitou a atuação do rei por meio da Magna Carta, que determinava que nenhum tributo poderia ser imposto sem o consentimento do Parlamento.

Questão 08)   
(...) Minuciosas até o exagero são as descrições das operações manuais de Robinson: como ele escava a casa na rocha, cerca-a com uma paliçada, constrói um barco (...) aprende a modelar e a cozer vasos e tijolos. Por esse empenho e prazer em descrever as técnicas de Robinson, Defoe chegou até nós como o poeta da paciente luta do homem com a matéria, da humildade e grandeza do fazer, da alegria de ver nascer as coisas de nossas mãos. (...) A conduta de Defoe é, em Crusoé (...), bastante similar à do homem de negócios respeitador das normas que na hora do culto vai à igreja e bate no peito, e logo se apressa em sair para não perder tempo no trabalho.
ÍTALO CALVINO
Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Daniel Defoe, no romance Robison Crusoé, deixa transparecer a influência que as idéias liberais passaram a exercer sobre o comportamento de parcela da sociedade européia ainda no século XVIII.
Com base no fragmento citado, identifique um ideal liberal expresso nas ações do personagem Robinson Crusoé. Em seguida, explicite como esse ideal se opunha à organização da sociedade do Antigo Regime.

Questão 09)  
Nas sociedades do Antigo Regime, os grupos sociais estavam divididos em três estamentos: clero, nobreza e servos. Associe o três estamentos, listados na Coluna A, às características que os identificam, elencadas na Coluna B.

COLUNA A

1 Clero
2 Nobreza
3 Servos

COLUNA B

(   )  Eram os portadores da tradição cristã e deviam zelar pela manutenção de seus princípios no seio da comunidade.
(   )  Formavam a maioria da população e eram encarregados dos trabalhos necessários à subsistência da sociedade.
(   )  Possuíam a direção militar da sociedade, empunhando suas armas contra os inimigos da fé cristã e os agressores externos.
(   )  Por pertencerem ao único grupo social que tinha acesso ao estudo, seus membros exerciam forte controle na sociedade e parte deles ocupava cargos administrativos importantes nos reinos medievais.


Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a)    2, 1, 2, 3
b)    2, 2, 1, 3
c)    1, 3, 2, 1
d)    1, 2, 3, 2
e)    3, 3, 2, 1

Questão 10)  
A revolução inglesa tornou possível, pela primeira vez, à sociedade e, dentro dela, particularmente aos homens de propriedade, a conquista e o gozo da liberdade civil e política. A garantia desta liberdade (concebida como natural), destes direitos civis e políticos, era agora assegurada pelos próprios indivíduos (transformados em cidadãos) e não mais por uma autoridade monárquica de origem divina ou humana. (...) com a revolução francesa, foi dado um passo à frente: à ideia (liberal) de igualdade civil e política, acrescentava-se a de igualdade (ou justiça) social.
(FLORENZANO, Modesto. As revoluções burguesas. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 116-117)

Com base no texto e em seus conhecimentos, marque V (verdadeiro) ou F (falso) a respeito das revoluções francesa e inglesa.

(   )  Tanto a revolução francesa como a inglesa mantiveram os entraves que impediam o desenvolvimento da ordem capitalista.
(   )  O processo revolucionário inglês estimulou ideias de liberdade política e civil, formuladas sobretudo por John Locke.
(   )  As duas revoluções mantiveram intactas as figuras do rei e excluíram a participação popular como princípio legal.
(   )  Os Levellers (niveladores) e os Diggers (Escavadores) constituíram os grupos radicais da revolução inglesa, enquanto os sans cullotes eram a base dos jacobinos da revolução francesa.

Você obteve:

a)    F, F, F e V.
b)    V, F, V e F.
c)    F, V, F e V.
d)    V, V, V e F.

Questão 11)  
Entre os séculos XVII e XIX, o cenário europeu foi abalado pela chamada “Era das Revoluções”, com movimentos como o ocorrido na França em 1789, que instalou uma nova ordem burguesa. Contudo, a fase pré-revolucionária da França, conhecida como “Antigo Regime”, apresentava uma série de características, antigas e modernas, entre as quais se destaca:

a)    a inovadora magistratura, que passou a deter o exclusivo poder de julgar os delitos de todas as classes, inclusive os do Rei, que era reconhecido pelos seus súditos como um representante divino, com poderes sobrenaturais.
b)    o reconhecimento da nobreza como uma das classes sociais mais privilegiadas da França, sendo também a mais rica e mais culta, tanto que dela faziam parte os profissionais liberais e os ricos mercadores, que instituíram o Iluminismo francês.
c)    a existência de uma sociedade homogênea, sem classes e dirigida por um Rei assessorado por homens ilustres como Voltaire, Rousseau e Diderot, que abominavam a intolerância religiosa e a existência da escravidão: era o despotismo esclarecido.
d)    a existência de uma aristocracia, que era muito rica em terras e rendas e que tinha o privilégio de ensinar os jovens que se dedicavam à arte da cavalaria, especialmente aqueles que pertenciam à nobreza togada, que se tornaria a base da nova burguesia.
e)    o fato de a burguesia, embora economicamente poderosa, fazer parte do Terceiro Estado, o que a deixava sem privilégios e direitos, equiparando-a, nesse sentido, aos camponeses, que, na maioria, deviam obrigação aos senhores, o que lembrava a servidão feudal.

Questão 12)  
Sobre as Revoluções Burguesas, são feitas as seguintes afirmações:
I.       Consolidam o liberalismo e marcam mudanças nas estruturas econômicas, políticas e sociais de suas respectivas sociedades.
II.     Têm como base a defesa do Antigo Regime e iniciam a transição do feudalismo para o capitalismo.
III.    Seus exemplos mais expressivos são: Revolução Inglesa (1644), Revolução Americana (1776) e Revolução Francesa (1789).

Assinale o correto.
a)     Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
b)     Apenas as afirmações I e III são falsas.
c)      Apenas as afirmações II e III são falsas.
d)     Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

Questão 13)  
Analise o gráfico apresentado a seguir.

Estimativa sobre a composição das despesas privadas do grosso da população em certas áreas da Europa, do século XV ao século XVIII (em porcentagens)
(Fonte: CIPOLLA, C. História económica da europa
pré-industrial. Lisboa: edições 70, 1984, p. 43.)

Com base na análise do gráfico e em seus conhecimentos, responda:
Qual foi o setor da economia que concentrou a maior parte das despesas privadas?
Explique a razão dessa concentração.

Questão 14)  
Leia, a seguir, o trecho de uma crítica de Jean Jacques Rousseau, contrapondo-se à concepção de estado de natureza, na perspectiva de Thomas Hobbes:
“Sobretudo, não vamos concluir, como Hobbes, que o homem, por não ter nenhuma idéia de bondade, seja naturalmente mau (...). Refletindo sobre os princípios que estabelece, esse autor deveria dizer que o estado de natureza sendo aquele em que o cuidado de preservação é o menos prejudicial à de outrem, consequentemente era o mais favorável à paz e o mais conveniente ao gênero humano.”
Fonte: ROUSSEAU, J.J. Discurso sobre a origem e os
 fundamentos da desigualdade entre os homens. Coleção
Os Clássicos da Política. Editora UNB.
São Paulo: Ática, 1989> p. 73.

Comparando as Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução Francesa, no século XVIII, indique a alternativa que apresenta a explicação CORRETA para as diferentes percepções sobre as respectivas revoluções.
a)    Os conflitos desenvolvidos na Inglaterra foram desencadeados por forças populares desesperadas e famintas, que formaram exércitos organizados no interior, enquanto que a questão, na França, se consolidou por um conflito entre grupos da nobreza.
b)    Na Inglaterra, os movimentos puritanos defenderam uma restauração da paz e do estado de ordem, baseados no resgate religioso e moral do país, enquanto na França, o estado de natureza foi desencadeado a partir dos abusos cometidos pelos vícios da sociedade de corte.
c)    A expansão das propriedades de terra concentradas na nobreza inglesa permitiram que grupos de operários se concentrassem nas periferias, proporcionando conflitos urbanos sangrentos, enquanto, na França, o campesinato desenvolveu táticas de guerrilha aguardando as tropas do rei, oriundas de Paris.
d)    O Estado, na Inglaterra, garantiu a ordem através do Parlamento, que se associou ao rei, dando ao país um estado civil constituído, enquanto que, na França, o rei cooptou a nobreza de espada, oferecendo-lhe terras que pertenciam ao campesinato.

Questão 15)  
O longo movimento que vai do Renascimento ao Iluminismo caracteriza-se pela consolidação da Modernidade, expressa em mudanças significativas nas formas de ver e ordenar a vida social, econômica e política no universo europeu. Com base no exposto, julgue a validade das proposições que se seguem.

I.     O Absolutismo europeu pode ser caracterizado a partir de dois casos clássicos: o inglês, que ilustra a possibilidade de convivência entre os nobres e a burguesia, e o francês, que evidencia uma crescente dicotomia entre a nobreza e o terceiro estado.
II.    Os contatos sistemáticos do europeu com os nativos do Novo Mundo influenciaram a concepção, amplamente aceita, de que a Europa representava a civilização e a América e a África, o espaço da barbárie e selvageria.
III.   A acumulação primitiva de capital decorrente do mercantilismo praticado na exploração das treze colônias do Norte possibilitou a ascensão da Inglaterra à condição de potência européia em princípios do século XVII.

Assinale a alternativa CORRETA:
a)    Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
b)    Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
c)    Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d)    Todas as proposições são verdadeiras.

Questão 16)   
As Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução Francesa (1789) apresentam, em comum:
a)      a vitória da burguesia, que impôs sistemas políticos baseados na soberania popular e na república parlamentarista.
b)      a consolidação das estruturas do Antigo Regime, que triunfaram sobre os princípios da Ilustração.
c)      a implantação de uma república, sob inspiração dos ideais iluministas, que perdura até a atualidade.
d)      a influência do liberalismo, que defendia formas representativas de governo e o direito à propriedade.
e)      a liderança das camadas populares, que concretizaram sua aspiração por igualdade econômica.

Questão 17)    
A Idade Moderna, na Europa, conheceu o advento de uma nova forma de compreender o mundo, a história e a constituição de uma sociedade que até os dias atuais denominamos de capitalista. A partir deste enunciado, podemos afirmar:
00.    o Renascimento, na Europa, teve como um dos seus fundamentos o retorno à escolástica da Idade Média: a conciliação entre um ideal de racionalidade, corporificado na tradição grega, e a experiência de contato direto com a verdade revelada, como a concebe a fé cristã.
01.    as campanhas do espanhol Fernão Cortez, em 1520, no México, e Francisco Pizzaro, em 1530, no Peru, resultaram na desestruturação de civilizações complexas, como a Asteca, no México, e a Inca, no Peru e Bolívia, e no massacre de grande parte de sua população.
02.    o metalismo ou bulionismo foi uma das principais políticas do mercantilismo europeu, baseado no princípio de que a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metais preciosos existentes no país e foi praticado plenamente na Espanha durante o século XVI.
03.    uma das principais expressões do Iluminismo foi René Descarte (1596-1650), que estabeleceu como princípio científico que se deve duvidar de tudo para chegar à verdade e aceitar somente aquilo que a razão pode compreender e explicar.
04.    Na Convenção (1792-1975), durante a Revolução Francesa, os jacobinos representavam a alta burguesia e defendiam os princípios liberais, a defesa da propriedade e a limitação da atuação política do povo.  Por se sentarem à direita

Questão 18)  
O final do século XVII na Europa foi marcado por eventos revolucionários que desestabilizaram a tradicional sociedade baseada na hierarquia de ordens. Uma das principais causas da crise do “Antigo Regime” na Europa foi o desenvolvimento econômico por que estava passando o continente naquele período.
Faça um pequeno texto explicando de que modo o desenvolvimento econômico ocorrido na Europa, no período, favoreceu o aparecimento de movimentos sociais que questionaram a tradicional ordem do “Antigo Regime”.

Questão 19)   
A crise era geral e punha em xeque tanto o sistema mercantilista de colonização como o absolutismo da metrópole.
(Fernando A Novais. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema
colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1981 p. 159)

No contexto dos Tempos Modernos, o autor faz referência à crise que teve como causas

I.     a ascensão dos governos despóticos na Europa.
II.    a difusão das idéias anarquistas pelos continentes.
III.   o desenvolvimento do processo de industrialização.
IV.   a propagação dos ideais dos pensadores iluministas.

São corretas SOMENTE
a)    I e II.
b)    I e III.
c)    II e III.
d)    II e IV.
e)    III e IV.

Questão 20)   
Etimologicamente, conforme o dicionário Houaiss, a palavra revolução associa-se ao ato de revolver, de rolar para trás. Revolução, nesse sentido, vincula-se ao campo da astronomia (giro) ou ao de outras áreas do conhecimento científico. Para os historiadores do mundo contemporâneo, revolução assumiu o significado de mudança abrupta, ruptura e, comumente, seu sentido está associado à Revolução Francesa. Identifique e caracterize uma fase que marcou a ruptura com o Antigo Regime na França e outra em que se manifestaram os elementos de continuidade com o passado.

Questão 21)     
A Revolução Americana repercutiu intensamente em outros Estados nacionais e colônias. No Brasil, Tiradentes andava com uma constituição norte-americana na mão, procurando colaboradores para traduzi-la do inglês; em 1817, na insurreição que ocorreu em Pernambuco – chamada Revolução Pernambucana – houve quem se apelidasse de Washington, em homenagem ao primeiro presidente dos Estados Unidos.
Carlos Guilherme Mota
Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, a Independência dos Estados Unidos com a Inconfidência Mineira e com a Revolução Pernambucana.
a)    A Independência dos EUA foi responsável pelo desencadeamento de um processo revolucionário em todas as Américas. No Brasil, a liderança do movimento coube exclusivamente aos setores marginalizados da sociedade.
b)    Inspirados nos ideais abolicionistas de Washington, implementados nas Colônias Inglesas da América, Tiradentes e Frei Caneca deram início à luta pelo fim do trabalho escravo no Brasil.
c)    Os três movimentos foram manifestações nativistas fracassadas, que se sublevaram contra suas respectivas metrópoles em oposição as restrições à livre circulação de idéias nas colônias.
d)    A Revolução Americana, a Inconfidência Mineira e a Revolução Pernambucana sofreram influência dos postulados liberais ingleses e do iluminismo francês, que condenavam o absolutismo e desmascaravam a opressão da estrutura colonial.
e)    A independência dos EUA, a Inconfidência Mineira e a Revolução Pernambucana de 1817 têm em comum a presença, em suas lideranças, apenas de membros das elites coloniais que combateram as idéias absolutistas e o pacto colonial.

GABARITO:

1) Gab:
Entre outros princípios o candidato poderá indicar os seguintes: liberdade de expressão, liberdade comercial, liberdade individual e respeito à propriedade privada.

2) Gab: FVFFF

3) Gab:
A decretação do primeiro Ato de Navegação (1651) determinou que o transporte de produtos importados pela Inglaterra deveria ser feito apenas em navios ingleses ou pertencentes aos países de origem dos respectivos produtos, ampliando o processo de acumulação de capitais.
Duas das ações:
• dissolução do Parlamento
• conquista da Jamaica à Espanha
• supressão da Câmara dos Lordes
• vitórias militares contra a Holanda e a Espanha
• submissão da Irlanda e da Escócia, outra vez, à Inglaterra
• confisco e leilão das terras pertencentes à Igreja Anglicana e aos nobres que apoiaram o rei
• autoproclamação de Cromwell como Lorde Protetor das Repúblicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda

4) Gab: C

5) Gab: A

6) Gab:
B.a)               Foi uma fase de grande desenvolvimento do capitalismo mercantil com o crescimento do comércio, da navegação e das manufaturas de tecidos de lã. A riqueza dos novos proprietários de terras se beneficiava com os cercamentos de terras comuns que empobreciam os camponeses. Essa burguesia, fortalecida no campo e nas cidades, tratou de aumentar os poderes do Parlamento e diminuir os poderes dos reis e os privilégios da nobreza por meio de mudanças graduais e das revoluções que ocorreram no período.
B.b)               Depois da Guerra Civil estabeleceu-se um governo ditatorial liderado pela burguesia puritana e por Oliver Cromwell. Este, que havia combatido o absolutismo do rei, dissolveu o Parlamento e realizou um novo tipo de governo autoritário que favorecia a classe burguesa em geral. Um bom exemplo desse favorecimento foram os Atos de Navegação que garantiam aos navios ingleses o monopólio do transporte marítimo de várias mercadorias.
B.c) A Revolução Gloriosa representou o fim do absolutismo na Inglaterra. O rei Jaime II foi deposto e sucedido por Guilherme de Orange. Este, no entanto, teve de jurar a Declaração de Direitos ("Bill of Rights"), prometendo respeitar o poder do Parlamento e as leis do país. O Parlamento fortalecido politicamente e dominado pela alta burguesia pode criar novas leis que favoreciam as garantias individuais, bem de acordo com os interesses e a visão de mundo daquela classe.

7) Gab: D

8) Gab:
Um dos ideais e sua respectiva explicação:
• Individualismo: com o individualismo, os liberais criticam a sociedade do Antigo Regime, que colocava a razão do Estado à frente das necessidades dos indivíduos, privilegiando determinados grupos por sua origem ou nascimento em detrimento de suas habilidades ou competências.
• Valorização do trabalho independentemente de sua natureza: a dignificação de todo tipo de trabalho se contrapunha ao caráter estamental da sociedade do Antigo Regime, de acordo com o qual determinadas ocupações eram indignas dos membros dos estamentos privilegiados.

9) Gab: C

10) Gab: C

11) Gab: E

12) Gab: D

13) Gab:
Alimentação. As dificuldades climáticas sofridas pelo continente, eventualmente, encareceram a produção de alimentos, além do crescimento populacional e má distribuição de renda.

14) Gab: B

15) Gab: A

16) Gab: D

17) Gab: FVVVF

18) Gab:
Com o desenvolvimento das atividades mercantis, ligadas ao comércio, à produção em maior escala e ao financiamento, foi aumentando a importância dos grupos sociais envolvidos nessas atividades. Por outro lado, os Estados estavam competindo por terras e produtos, por conta do mercantilismo, e com isso dependiam cada vez mais de recursos econômicos, principalmente os obtidos através de impostos. O aumento da importância dos grupos envolvidos em atividades mercantis com o aumento da tributação do Estado foi levando ao crescimento da insatisfação desses grupos contra os governantes do Antigo Regime, abrindo caminho para rebeliões e revoluções.

19) Gab: E

20) Gab:
Jacobinismo, fase em que se instaurou uma República. Contudo, a coroação de Napoleão Bonaparte caracteriza a manutenção de interesses elitistas.

21) Gab: D


Lista de Exercícios sobre História do Tocantins

01 - (UFT TO)  No inicio do seu povoamento, no período colonial, o antigo norte de Goiás (atual estado do Tocantins), com o ouro de aluvião aflorando em quase toda a região, o norte goiano logo passou a ser conhecido como uma das áreas que mais produziam esse minério na capitania; daí a preocupação do governo central com o contrabando, fomentando um arrocho fiscal maior que nas outras áreas mineiras. Mas, a partir do declínio da mineração, o norte goiano passou a ser visto pela historiografia como sinônimo de atraso econômico e involução social, gerador de um quadro de pobreza para a maior parte da população.  (Adaptado de PARENTE, Temis Gomes. Fundamentos Históricos do Estado do Tocantins. Goiânia: Editora da UFG, 2007, p. 23-24)
Considerando-se as informações deste texto, é CORRETO afirmar:
a)    A região do antigo norte de Goiás, apesar de ter produzido muito ouro, não acumulou capital impossibilitando, portanto o desenvolvimento da mesma.
b)    A região não sofreu medidas fiscais por parte da metrópole, comparando com outras regiões mineiras.
c)    A região, após o período do apogeu das minas, foi considerada uma região exportadora de bens de consumo para as outras capitanias.
d)    A região sofreu um processo de desenvolvimento social, ocasionada pela exportação de produto agrícola.
02 - (UFT TO)  A construção da rodovia Belém-Brasília (BR-153), na década de 1950, apresentou implicações nos processos de urbanização e modernização do antigo norte de Goiás, atual Estado do Tocantins. (Adaptado de GIRALDIN, Odair (org). A (trans)formação histórica do Tocantins. 2. ed., Goiânia: Editora da UFG, 2004, p. 315).
Dentre essas implicações é CORRETO afirmar que:
a)    houve um processo de urbanização equilibrado em todo o norte de Goiás (atual Estado do Tocantins).
b)    não houve impactos provocados com a abertura da rodovia, particularmente no aspecto da especulação das terras, dada a perspectiva da sua desvalorização.
c)    houve uma concentração da população das novas áreas ocupadas pela construção da BR-153, notadamente em núcleos urbanos às margens do Rio Tocantins.
d)    a população urbana, distante da BR-153, não acompanhou o processo de modernização e desenvolvimento, então desencadeado pela construção da rodovia.
03 - (UFT TO) Considerando-se a “retomada do discurso autonomista do Tocantins por lideranças que encaminharam os projetos e as possibilidades de definir o estatuto jurídico/político do Norte de Goiás, a partir da década de 1980”.(CAVALCANTE, Maria do Espírito Santo. O Discurso autonomista do Tocantins. Goiânia: Ed. da UCG, 2003, p. 109-112).
É INCORRETO afirmar que:
a)    foi a política adotada pelo Governo Federal para a liberação de grandes investimentos aos pequenos produtores rurais do norte de Goiás.
b)    foi motivada pela criação do Estado de Mato Grosso do Sul, em 1977.
c)    foi a instalação do Projeto Carajás, do Governo Federal, com área de influência até o Paralelo 8 da Amazônia goiana.
d)    foi a criação da CONORTE, que tinha como objetivo a conscientização da população norte goiana sobre suas necessidades e potencial político-econômico.
04 - (UFT TO) “No início da década de 1620, foi criado o Estado do Maranhão, separado do Estado do Brasil, com jurisdição sobre o atual Maranhão, mas abrangendo todo o vale amazônico”. (WEHLING, Arno. Formação do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 135).
Vários motivos determinaram essa decisão do governo metropolitano EXCETO:
a)    a facilidade de navegação entre a Europa e o litoral norte e, a quase impossibilidade de fazê-lo, com as condições técnicas da época a partir da Bahia.
b)    a continuada presença de holandeses e ingleses, que chegaram a construir fortes em pontos ribeirinhos do rio Amazonas.
c)    a facilidade de transporte marítimo das minas de Potosí ligando as jazidas auríferas de Minas Gerais.
d)    a esperança de encontrar uma saída fluvial para as minas de prata de Potosí.
05 - (UFT TO) Considerando-se as conseqüências da descoberta de metais preciosos no interior do Brasil, no período colonial, é INCORRETO afirmar que
a)    a Derrama consistia na cobrança dos impostos atrasados quando não eram preenchidas as cotas anuais, estabelecidas pelas autoridades portuguesas.
b)    a escassez de alimentos, nos primeiros anos de ocupação da região mineira, se deveu ao rápido crescimento populacional.
c)    a mineração determinou uma ocupação do território marcadamente rural, o que impediu a formação de cidades importantes.
d)    o excesso de rigor fiscal da Coroa portuguesa, no decorrer do século XVIII, provocou várias revoltas – como as de 1720 e 1789.
06 - (UFT TO) “O negro era cativo para que sua força de trabalho o fosse. Como conseqüência, o elemento predominante na existência do negro era o trabalho”. (PINSKI, Jaime. A escravidão no Brasil.  São Paulo: Contexto, 2006, p. 47).
Em relação ao trabalho escravo no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a)    os escravos não eram donos de suas ferramentas, mas usavam aquelas cedidas pelos seus proprietários.
b)    os escravos, no Brasil, eram mantidos num regime de trabalho assalariado, frequentemente de sol a sol, na época da colheita. A subserviência e a deferência eram essenciais para a sua sobrevivência.
c)    os escravos faziam todo o tipo de serviço. Eram vaqueiros, remeiros, mineiros, e lavradores; eram artífices, marceneiros, ferreiros, pedreiros e oleiros; eram domésticos e pajens, guarda-costas, capangas e capitães do mato; feitores e até carrascos.
d)    o trabalho começava antes do sol nascer, quando todos se apresentavam ao administrador da propriedade. Após uma breve oração, iniciava-se o labor diário que constava geralmente da produção ou beneficiamento de bens de consumo.
07 - (UFPA) O trecho abaixo relata o encontro do padre Nóbrega com um pajé indígena:
“Trabalhei por me encontrar com um feiticeiro, o maior desta terra, o qual todos chamam para curar as suas doenças. Perguntei-lhe em nome de que poder o fazia, se tinha comunicação com Deus, que fez o céu e a terra e reinava nos céus, ou com o demônio, que estava nos infernos? Respondeu-me com pouca vergonha, que ele era deus, e que havia nascido deus, e me mostrou um deles a quem dizia haver curado, e que o Deus dos céus era seu amigo e lhe aparecia em nuvens, em trovões e em relâmpagos, e em outras muitas coisas”. (In: Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil. Editadas pelo padre Serafim Leite. São Paulo: Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo, 1954, v. I. p. 144.)
Sobre o papel dos pajés entre os Tupinambás da costa do Brasil, quando da chegada dos primeiros missionários jesuítas no século XVI, pode-se afirmar que
a)    os pajés tinham rituais de adoração ao demônio cristão, razão pela qual foram combatidos pelos padres jesuítas.
b)    a religião dos índios da costa do Brasil era monoteísta e seus deuses se identificavam com elementos da natureza, que eram manipulados pelos pajés, considerados chefes espirituais.
c)    associados aos elementos da natureza, os pajés eram adorados como verdadeiros deuses pelos indígenas e missionários.
d)    os padres jesuítas reconheceram nos pajés importantes aliados no processo de evangelização dos índios entendidos à época como sem religião ou ateus.
e)    os pajés, nas sociedades indígenas, eram percebidos como deuses, sendo responsáveis pela cura de diversas enfermidades cujas causas eram tidas como espirituais.
12 - (UESPI) Analise as afirmativas abaixo relacionadas com a chegada da família real, em 1808, ao Brasil.
1)    D.João tomou medidas que diminuíram os efeitos da opressão econômica portuguesa sobre o Brasil.
2)    Apesar das medidas modernizadoras, D. João manteve o monopólio comercial sobre a colônia.
3)    As medidas econômicas de 1808 favoreceram diretamente o cultivo do algodão nas regiões do Piauí e do Maranhão.
4)    Os ingleses conseguiram grande espaço de ação no Brasil com a vinda de D. João, aumentando sua participação econômica.
5)    O Rio de Janeiro passou por reformas urbanas e cresceu politicamente no Brasil da época de D. João.
Estão corretas apenas:
a)    1, 2 e 3
b)    2, 3 e 4
c)    3, 4, e 5
d)    1, 4 e 5
e)    2, 4 e 5
13 - (MACK SP) “Os bandeirantes foram romantizados (...) e postos como símbolo dos paulistas e do progresso, associação enobrecedora. A simbologia bandeirante servia para construir a imagem da trajetória paulista como um único e decidido percurso rumo ao progresso, encobrindo conflitos e diferenças.”(Abud, K. Maria. In: Matos, M. I. S. de São Paulo e Adoniram Barbosa)
Ainda que essa imagem idealizada do bandeirante tenha sido uma construção ideológica, sua importância, no período colonial brasileiro, decorre
a)    de sua iniciativa em atender à demanda de mão-de-obra escrava do Brasil Holandês, durante o governo de Maurício de Nassau.
b)    de sua extrema habilidade para lidar com o nativo hostil, garantindo sua colaboração espontânea na busca pelo ouro.
c)    de sua colaboração no processo de expansão territorial brasileira, à medida que ultrapassou o Tratado de Tordesilhas e fundou povoados, garantindo, futuramente, o direito de Portugal sobre essas terras.
d)    de sua atuação decisiva na Insurreição Pernambucana, que resultou na expulsão dos holandeses do nordeste, em 1654, considerada como o primeiro movimento de cunho emancipacionista da colônia.
e)    da colaboração dos mesmos na formação das Missões Jesuíticas, cujo objetivo era a proteção e catequização de índios tupis, obstáculo à ocupação do território colonial.
15 - (UFSC) Leia o texto abaixo com atenção. “Se edificámos com eles as suas igrejas […], eles servem a Deus e a si, nós servimos a Deus e a eles; mas não eles a nós. Se nos vêm buscar em uma canoa […], para os ir doutrinar por seu turno, ou para ir sacramentar os enfermos a qualquer hora do dia ou da noite, em distância de trinta, de quarenta, e de sessenta léguas, não nos vêm eles servir a nós, nós somos os que os imos servir a eles.” [sic] Vieira, António. Obras completas do Padre António Vieira: Sermões. Porto: Lello & Irmão, 1959. p. 39.
Durante o ano de 2008, celebram-se os 400 anos do nascimento do padre Antônio Vieira, missionário jesuíta, pregador renomado e autor do fragmento acima citado.
Sobre o padre Antônio Vieira e a atuação dos jesuítas na América, é correto afirmar que:
01.  os missionários jesuítas, entre eles José de Anchieta, Manuel da Nóbrega e Antônio Vieira, atuaram no Brasil, na tentativa de converter os povos indígenas ao Catolicismo.
02.  os Aldeamentos e Reduções foram criados pelos missionários jesuítas no Brasil, Paraguai e Argentina, como tentativas de escravização das comunidades indígenas.
04.  a autonomia administrativa permitida aos jesuítas pelas autoridades da Espanha e de Portugal possibilitou aos grupos aldeados e às Reduções um desenvolvimento pacífico e harmonioso até o século XX.
08.  na América do Sul os jesuítas fundaram Aldeamentos, Reduções e Escolas, nos quais pretendiam educar os colonos e convencer os povos indígenas que a aceitação pacífica do trabalho escravo os tornaria dignos do Céu.
16.  nas Reduções e Aldeamentos do Paraguai e do Brasil, além da evangelização, os jesuítas organizavam atividades artísticas, como a música e o teatro.
32.  o padre Antônio Vieira, além de dedicar-se às atividades missionárias, atuou como pregador e publicou extensa obra, com destaque para os Sermões, que reúnem as suas pregações.
16 - (FUVEST SP) A criação, em território brasileiro, de gado e de muares (mulas e burros), na época da colonização portuguesa, caracterizou-se por
a)    ser independente das demais atividades econômicas voltadas para a exportação.
b)    ser responsável pelo surgimento de uma nova classe de proprietários que se opunham à escravidão.
c)    ter estimulado a exportação de carne para a metrópole e a importação de escravos africanos.
d)    ter-se desenvolvido, em função do mercado interno, em diferentes áreas no interior da colônia.
e)    ter realizado os projetos da Coroa portuguesa para intensificar o povoamento do interior da colônia.
17 - (UEPB)“A origem de Campina Grande remonta à prática expansionista da Coroa Portuguesa do final do século XVII, cujo objetivo precípuo era o de encontrar solução para os problemas internos do Reino, incentivando a ocupação de áreas do interior do Brasil.” (Josefa Gomes de A. e Silva. Raízes históricas de Campina Grande. In: Imagens multifacetadas da História de Campina Grande, 2000, p.14)
Esta política expansionista da Coroa estimulou
a)    o desenvolvimento da economia canavieira no agreste paraibano.
b)    a explosão de minifúndios no sertão paraibano.
c)    a criação de gado e a agricultura de subsistência com base na apropriação de terras e na subordinação do braço nativo pela escravidão.
d)    a criação de gado no agreste paraibano e a pujança comercial sertaneja.
e)    a extinção das Cartas de Sesmarias no interior da Paraíba e o grande aumento do tráfico negreiro para o sertão paraibano.
18 - (UESPI) A pecuária trouxe benefícios para a economia colonial brasileira e ajudou na ocupação de regiões do interior.
A pecuária:
a)    desenvolveu-se inicialmente, sem dificuldades para sua implantação, no sertão nordestino,.
b)    centralizou toda a sua produção na região sudeste, favorecida pelas chuvas comuns na região.
c)    era desconectada da produção açucareira, não usando mão-de-obra escrava em suas atividades.
d)    ajudou no regime alimentar da colônia, utilizando também, em seus trabalhos, a mão-de-obra nativa.
e)    deu grandes lucros no século XVIII, com exportações para a Europa, no período da Revolução Francesa.
19 - (FGV) Adquirida a terra para uma fazenda, o trabalho primeiro era acostumar o gado ao novo pasto, o que exigia algum tempo e bastante gente; depois ficava tudo entregue ao vaqueiro. (...) Após quatro ou cinco anos de serviço, começava o vaqueiro a ser pago; de quatro crias cabia-lhe uma; podia assim fundar fazenda por sua conta. (Texto adaptado de Capistrano de Abreu. Capítulos de História Colonial.)
O texto acima apresenta algumas das características da atividade pecuarista no Brasil colonial. A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa incorreta.
a)    Esteve associada a outras atividades econômicas, como a lavoura canavieira do litoral nordestino e a extração aurífera das Minas Gerais, sendo voltada para o comércio interno.
b)    Contribuiu para a abertura de caminhos e para a ocupação de áreas interiores, alargando, consideravelmente, as fronteiras territoriais das possessões portuguesas na América.
c)    Possuiu regimes de trabalho adequados à própria dinâmica da atividade criatória, destacando-se a figura do vaqueiro, passível de transformar-se em dono de seu próprio rebanho.
d)    Ocupou, na maioria das vezes, áreas contíguas a rios e ribeirões, fosse pela fonte de água, fosse pela existência de depósitos de sal, estabelecendo rotas do gado e áreas de concentração de fazendas, como o caso do vale do Rio São Francisco.
e)    Apresentou baixa lucratividade e, ao concorrer com a lavoura canavieira pela ocupação de terras nos sertões nordestinos, levou a Coroa portuguesa a baixar sérias restrições à sua expansão.
22 - Entre os argumentos que mantinham o vínculo do Pará com as Cortes de Lisboa impedindo o reconhecimento da Independência do Brasil em 1822, pela província nortista, considera-se:
a)    Os efetivos militares portugueses no Pará eram em maioria, o que impedia o reconhecimento da autoridade de Pedro I como Imperador do Brasil, pela Junta Governativa paraense.
b)    O movimento dos “malvados índios, cafuzos e mulatos” da cidade de Muaná impediu que as tropas enviadas pelo Imperador do Brasil instalassem um governo legalista na cidade de Belém.
c)    A violenta campanha feita pelo jornal Paraense que conclamava o povo paraense a não reconhecer a autoridade de Pedro I, como Imperador do Brasil, por ele ter usurpado o trono de D. Maria I.
d)    As navegações eram mais rápidas e regulares para a Metrópole portuguesa do que para o Rio de Janeiro, além de que o comércio era feito em torno da praça de Lisboa, do Porto ou diretamente para os portos ingleses, o que gerava muitos lucros.
e)    O novo estado político do Brasil instalado no dia 7 de setembro de 1822 foi avaliado pelo Governo Popular do Pará, como um retrocesso às modernas relações comerciais que a província nortista mantinha com a praça de Lisboa.


Simulado 01
História Geral
Profº Zé Newton
01 - (FGV)  
Quando diminuiu a ameaça persa, o ódio ao imperialismo ateniense cresceu particularmente entre os espartanos e seus aliados, que criaram (...) uma força militar terrestre, e se decidiram pela guerra por sentirem sua independência ameaçada pelo imperialismo de Atenas. A guerra representou o suicídio da Grécia das pólis independentes.
(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda,
Oficina de História – história integrada)

O texto apresenta

a)    as Guerras Médicas.
b)    a Guerra de Tróia.
c)    a Guerra do Peloponeso.
d)    a Primeira Guerra Púnica.
e)    a Segunda Diáspora Grega.

02 - (UEG GO)  
Para Platão, a polis é o modelo de vida em grupo. É na República que o autor apresenta os vários grupos que compõem a sociedade. De acordo com suas idéias, o grupo que deve governar a polis é o dos:

a)    comerciantes que, sabendo da importância das riquezas para as Cidades-estado da Grécia, levariam riquezas para a polis.
b)    filósofos que, por conhecer a verdade e o bem através da contemplação do mundo das idéias, proporcionariam o maior bem comum a todos.
c)    guerreiros, pois se caracterizavam por sua força, integridade e seu grande amor aos sentimentos mais nobres, como fidelidade e bravura.
d)    trabalhadores que, por meio das mais diversas profissões e movidos pela ambição do lucro, garantiriam o sustento de toda a polis.

03 - (UFCG PB)  
“Os eventos históricos que caracterizam a modernidade, que impuseram o princípio moderno da subjetividade, foram a Reforma, as Luzes, a Revolução Francesa” (José Carlos Reis. História e Teoria, Rio de Janeiro: FGV, 2003, p.33) A partir do texto de José Carlos Reis, assinale a alternativa que indica uma afirmação INCORRETA:

a)    A Revolução Francesa inaugurou o fim da era das revoluções burguesas. O Movimento iniciado em 1789 inscreveu-se na história pelo seu caráter antidemocrático e antiliberal.
b)    O Iluminismo pregava que a história era feita por um sujeito revolucionário. Nas Luzes, predominou o sujeito da Razão.
c)    A ideia moderna de História está marcada pelos conceitos de razão, consciência, sujeito, verdade e universal. Na Modernidade, tais conceitos ganharam visibilidade tanto na Europa quanto fora dela.
d)    O protestantismo recusou a autoridade da tradição e afirmou a soberania do sujeito individual. Em Lutero, a fé religiosa tornou-se reflexiva.
e)    A modernidade é uma liberação de toda referência ao passado. Na Modernidade, a História é descrita como a marcha da humanidade em busca da liberdade, garantida pela Razão que governa o mundo.

04 - (UFT TO)  
“Afirmou-se com freqüência que o mercador medieval foi importunado em sua atividade profissional e rebaixado em seu meio social devido à atitude da Igreja a seu respeito.
Condenado por ela no próprio exercício de sua profissão, teria sido uma espécie de pária da sociedade medieval dominada pela influência cristã”.
(LE GOFF, Jacques. Mercadores e Banqueiros da
Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1991, p. 71)

Considerando-se as informações desse texto, é CORRETO afirmar que uma das ações condenadas pela Igreja era:

a)    o celibato
b)    a usura
c)    a ordem mendicante
d)    a investidura

05 - (UFF RJ)   
“Por meio de tudo isto – pela divisão do trabalho, supervisão do trabalho, multas, sinos e relógios, incentivos em dinheiro, pregações e ensino, supressão das feiras e dos esportes – formaram-se novos hábitos de trabalho e impôs-se uma nova disciplina do tempo.”
Thompson, E. P. Costumes em comum: estudos
 sobre a cultura popular tradicional.

A passagem acima indica como, através do desenvolvimento da industrialização e do capitalismo, o trabalhador foi levado a construir uma nova relação com o tempo, incorporando o tempo marcado pelo relógio na atividade produtiva e na sua própria vida. Ao mesmo tempo, buscou-se um controle e um direcionamento para o período em que não estivesse trabalhando, de modo a orientar “positivamente” a utilização de seu “tempo ocioso”.

Pode-se considerar que o apogeu desse processo se deu com:

a)    o stakhanovismo, porque implementava maior produção na indústria, a partir da extensão da jornada de trabalho, diminuindo o “tempo ocioso” do operário, e organizando-o em grandes vilas;
b)    o taylorismo, porque preconizava a concorrência entre as diversas tarefas desempenhadas pelos trabalhadores, reproduzindo, no interior da fábrica, os ideais de competição do capitalismo liberal;
c)    o toyotismo, porque, ao se basear na extrema especialização das tarefas, nos estoques abundantes das mercadorias produzidas e na rígida disciplina e hierarquia, introduziu no Japão os valores da sociedade capitalista;
d)    o fordismo, porque, além de implementar a produção em série, aumentando a produtividade, trouxe um conjunto de preceitos morais que deveriam ser seguidos pelos trabalhadores fora da fábrica;
e)    o fayolismo, porque tinha como princípio a completa indiferenciação entre tempo de trabalho e tempo de diversão, definindo que a tarefa fundamental dos operários era o trabalho industrial capitalista.

06 - (UFT TO)  
A organização dos Estados Nacionais, entre os séculos XV e XVIII, foi desencadeada por diversos acontecimentos importantes, que fizeram parte do contexto histórico europeu na transição do sistema feudal para uma sociedade de ordem burguesa.
Com base nessa informação é INCORRETO afirmar que:

a)    a organização dos Estados Nacionais na Europa se deu de forma homogênea e com o apoio dos camponeses.
b)    a organização dos Estados Nacionais na Europa não se deu de forma homogênea.
c)    os Estados Nacionais foram consolidados com o objetivo de proporcionar a estabilidade política e administrativa necessárias ao desenvolvimento das idéias burguesas de expansão e crescimento comercial.
d)    a centralização do poder nas mãos do monarca foi essencial à concretização dos ideais da burguesia.

07 - (UFT TO)   
Afirma Maurice Crouzet que os contemporâneos de Péricles ter-se-iam escandalizado diante da revolução do gênero de vida e dos costumes da burguesia, que escandalizou também, em sua própria época, homens que, sem serem moralistas profissionais, responsabilizaram-na por uma das desgraças da Grécia: o despovoamento.
(Adaptado de CROUZET, Maurice. História Geral
da Civilização Brasileira: o Oriente e a Grécia Antiga.
O homem no Oriente Próximo. Vol. 2, Rio
de Janeiro: 1993, p. 334).

Considerando o despovoamento como uma das causas do declínio da Grécia Clássica, é INCORRETO afirmar:

a)    Segundo o pensador Políbio, que viveu no século II a.C. a causa do mal em questão, o despovoamento é motivado pela oligantropia (falta de homens).
b)    De acordo com o pensador Políbio, observou-se em toda a Grécia, uma ausência de crianças e uma homofobia que torna as cidades desertas e improdutivas.
c)    Por vaidade, amor ao dinheiro e covardia, segundo Políbio, os homens não querem mais casar e se casam, querem criar seus filhos, no máximo educar um ou dois, entre todos, a fim de deixá-los ricos.
d)    A Grécia foi o ponto de partida, em direção ao Oriente conquistado e administrado por soberanos gregos, enquadrado e explorado por gregos, de uma emigração considerável, que a privou de elementos jovens.

08 - (UFMT)   
A Revolução Francesa pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que os outros fenômenos contemporâneos e suas conseqüências foram portanto mais profundas.
(HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções:
1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.)

Uma das conseqüências mais profundas, segundo Hobsbawm, foi a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Sobre ela, analise as afirmativas.

I.     Representou as exigências da maioria dos liberais burgueses contra os privilégios da nobreza e do clero, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária.
II.    Significou uma tentativa da monarquia absoluta de permanecer no poder, fazendo concessões à nobreza descontente e aos burgueses jacobinos que lutavam pela igualdade.
III.   Foi um manifesto revolucionário a favor de uma sociedade efetivamente democrática e igualitária, do fim da monarquia e da nobreza, do desligamento da Igreja do Estado e da ascensão do povo ao centro da república democrática.
IV.   Expressou a vontade de parte da burguesia de governar a partir de uma monarquia regulada por uma Constituição e apoiada numa oligarquia possuidora de terras.

Estão corretas as afirmativas

a)    III e IV, apenas.
b)    II, III e IV, apenas.
c)    I e IV, apenas.
d)    I, II e III, apenas.
e)    I, II, III e IV.

GABARITO:

1) Gab: C

2) Gab: B

3) Gab: A

4) Gab: B

5) Gab: D

6) Gab: A

7) Gab: B

8) Gab: C


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